Descrição das atividades
Os alunos assistirão na sala de projeções multimídias uma parte do aplicativo abaixo:
Neste momento será apresentada a interdisciplinaridade entres a Física e a Matemática através da apresentação de suas fórmulas resolutivas e uma comparação entre elas. Na equação polinomial do segundo grau será visto: Definição, coeficientes, zeros ou raízes resoluções.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/13967/open/file/05_teoria_frame.htm)
Que é uma apresentação teórica do conteúdo seguinte:
2.2 Soma e produto das raízes
3 Formação de equações a partir das raízes dadas
4 Gráfico cartesiano .Neste momento o aluno irá assistir a uma animação no plano cartesiano com os pontos se colocando e formando duas parábolas uma para cima outra para baixo , explora-se a colocação dos pontos o vértice da parábola o ponto Maximo e o ponto mínimo.
5 Sinais da função . Aqui também aparece uma animação de parábolas, muito interessante.
O professor estará apresentando o aplicativo e fazendo as intervenções necessárias para um melhor entendimento.
Sala de informática
Trabalhar no software geogebra
Este software já se encontra instalado em todas as maquinas de nossa sala e alguns alunos já o conhecem e já interagem com ele ,porém mesmo assim coloque no módulo 2 passo a passo como o aluno deve fazer, não quero ser repetitiva.
No primeiro momento eles irão construir o solicitado pelo professor:
Digite na caixa de entrada a seguinte função: f(x)=x^2+2x+5
Clicar sobre a parábola e aplicar clicar propriedades e aplicar cor,
Abrir caixa de diálogos e responder a seguintes perguntas: A função apresenta zero ou raízes? Justifique. A parábola é voltada para baixo ou para cima por quê?
Observe o coeficiente c, que relação pode estabelecer com a parábola?
É possível verificar valor mínimo ou máximo?
Grave e salve. E envie para o email do professor.
Segundo momento
Digitar f(x)= - 4x^2+4 faça o mesmo procedimento anterior.
Terceiro momento f(x)=x^ 2-6x+9
E mesmo procedimento anterior.
Momento do aluno
Digitar alguma função quadrática sem coeficiente b ou c ou os dois a escolha é livre, use a opção mover objeto e faça anotações do observado. Grave
Ainda no laboratório abrir o applet
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16532/open/file/quadratica-html/QP5.html
Os alunos assistirão na sala de projeções multimídias uma parte do aplicativo abaixo:
Neste momento será apresentada a interdisciplinaridade entres a Física e a Matemática através da apresentação de suas fórmulas resolutivas e uma comparação entre elas. Na equação polinomial do segundo grau será visto: Definição, coeficientes, zeros ou raízes resoluções.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/13967/open/file/05_teoria_frame.htm)
Acessado no endereço abaixo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscaGeral.html?pv=false&busca=fun%C3%A7%C3%A3o+quadr%C3%A1tica&listarAula=true&listarJornal=true&listarRecurso=true&listarCurso=true&listarMaterial=true&listarInteracaoColaboracao=true&listarLink=true&listarEquipe=true&listarUsuario=true&x=26&y=9A1tica&listarAula=true&listarJornal=true&listarRecurso=true&listarCurso=true&listarMaterial=true&listarInteracaoColaboracao=true&listarLink=true&listarEquipe=true&listarUsuario=true&x=26&y=9l=true&listarRecurso=true&listarCurso=true&listarMaterial=true&listarInteracaoColaboracao=true&listarLink=true&listarEquipe=true&listarUsuario=true&x=26&y=9
Ao voltar à sala de aula irão receber a cópia da teoria e em dupla irão discutir o assunto abordado. Anotando as dificuldades encontradas. Estipulado um tempo de 15 minutos. Após cada dupla apresenta para a turma a sua dificuldade e ou conclusão.
Este será um momento de interação entre os alunos e sempre que se fizer necessário haverá interferência do professor. Sendo que a lista de exercícios apresentada no módulo será resolvida em casa.
A próxima aula sala de informática assistir o vídeo: Uma parábola para Julia no seguinte endereço (Esqueci de colocar no módulo 2 mas até já estava no meu blog).
http://www.diaadia.pr.gov.br/condigital/modules/debaser/singlefile.php?id=5
Júlia e Rafa não se entendem durante uma caminhada. Júlia quer gastar calorias, perder peso e por isso não quer saber de papo. Rafa quer conversar e convencer Júlia de que é possível sim perder peso e jogar conversa fora ao mesmo tempo, basta usar a matemática.
Neste episódio você vai descobrir com Rafael, Júlia e eu, Julinho, o que é mais uma parábola, aquelas famosas curvas. A parábola nada mais é do que a representação gráfica de uma função do segundo grau. A função do segundo grau é muito importante para resolver vários problemas, inclusive Neste episódio você vai descobrir com Rafael, Júlia e eu, Julinho, o que é mais uma parábola, aquelas famosas curvas. A parábola nada mais é do que a representação gráfica de uma função do segundo grau. A função do segundo grau é muito importante para resolver vários problemas, inclusive.
Momento do aluno
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscaGeral.html?pv=false&busca=fun%C3%A7%C3%A3o+quadr%C3%A1tica&listarAula=true&listarJornal=true&listarRecurso=true&listarCurso=true&listarMaterial=true&listarInteracaoColaboracao=true&listarLink=true&listarEquipe=true&listarUsuario=true&x=26&y=9A1tica&listarAula=true&listarJornal=true&listarRecurso=true&listarCurso=true&listarMaterial=true&listarInteracaoColaboracao=true&listarLink=true&listarEquipe=true&listarUsuario=true&x=26&y=9l=true&listarRecurso=true&listarCurso=true&listarMaterial=true&listarInteracaoColaboracao=true&listarLink=true&listarEquipe=true&listarUsuario=true&x=26&y=9
Ao voltar à sala de aula irão receber a cópia da teoria e em dupla irão discutir o assunto abordado. Anotando as dificuldades encontradas. Estipulado um tempo de 15 minutos. Após cada dupla apresenta para a turma a sua dificuldade e ou conclusão.
Este será um momento de interação entre os alunos e sempre que se fizer necessário haverá interferência do professor. Sendo que a lista de exercícios apresentada no módulo será resolvida em casa.
A próxima aula sala de informática assistir o vídeo: Uma parábola para Julia no seguinte endereço (Esqueci de colocar no módulo 2 mas até já estava no meu blog).
http://www.diaadia.pr.gov.br/condigital/modules/debaser/singlefile.php?id=5
Júlia e Rafa não se entendem durante uma caminhada. Júlia quer gastar calorias, perder peso e por isso não quer saber de papo. Rafa quer conversar e convencer Júlia de que é possível sim perder peso e jogar conversa fora ao mesmo tempo, basta usar a matemática.
Neste episódio você vai descobrir com Rafael, Júlia e eu, Julinho, o que é mais uma parábola, aquelas famosas curvas. A parábola nada mais é do que a representação gráfica de uma função do segundo grau. A função do segundo grau é muito importante para resolver vários problemas, inclusive Neste episódio você vai descobrir com Rafael, Júlia e eu, Julinho, o que é mais uma parábola, aquelas famosas curvas. A parábola nada mais é do que a representação gráfica de uma função do segundo grau. A função do segundo grau é muito importante para resolver vários problemas, inclusive.
Momento do aluno
Os alunos em grupo de três irão responder as seguintes perguntas: é possível perder peso e conversar durante uma caminhada? Como a matemática entra nesta história? E a Física?
Apresentação das respostas ao grande grupo. Justificativa e conclusão
Aula seguinte
Apresentação das respostas ao grande grupo. Justificativa e conclusão
Aula seguinte
Sala de multimídias.
Continuação do aplicativo
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/13967/open/file/05_teoria_frame.htm
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/13967/open/file/05_teoria_frame.htm
Que é uma apresentação teórica do conteúdo seguinte:
2.2 Soma e produto das raízes
3 Formação de equações a partir das raízes dadas
4 Gráfico cartesiano .Neste momento o aluno irá assistir a uma animação no plano cartesiano com os pontos se colocando e formando duas parábolas uma para cima outra para baixo , explora-se a colocação dos pontos o vértice da parábola o ponto Maximo e o ponto mínimo.
5 Sinais da função . Aqui também aparece uma animação de parábolas, muito interessante.
O professor estará apresentando o aplicativo e fazendo as intervenções necessárias para um melhor entendimento.
Sala de informática
Trabalhar no software geogebra
Este software já se encontra instalado em todas as maquinas de nossa sala e alguns alunos já o conhecem e já interagem com ele ,porém mesmo assim coloque no módulo 2 passo a passo como o aluno deve fazer, não quero ser repetitiva.
No primeiro momento eles irão construir o solicitado pelo professor:
Digite na caixa de entrada a seguinte função: f(x)=x^2+2x+5
Clicar sobre a parábola e aplicar clicar propriedades e aplicar cor,
Abrir caixa de diálogos e responder a seguintes perguntas: A função apresenta zero ou raízes? Justifique. A parábola é voltada para baixo ou para cima por quê?
Observe o coeficiente c, que relação pode estabelecer com a parábola?
É possível verificar valor mínimo ou máximo?
Grave e salve. E envie para o email do professor.
Segundo momento
Digitar f(x)= - 4x^2+4 faça o mesmo procedimento anterior.
Terceiro momento f(x)=x^ 2-6x+9
E mesmo procedimento anterior.
Momento do aluno
Digitar alguma função quadrática sem coeficiente b ou c ou os dois a escolha é livre, use a opção mover objeto e faça anotações do observado. Grave
Ainda no laboratório abrir o applet
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16532/open/file/quadratica-html/QP5.html
Neste aplett os alunos resolvem várias atividades onde podem interagir com as mesmas,como por exemplo:
Uma bolinha é largada do topo de uma rampa cuja inclinação em relação ao plano horizontal da superfície terrestre é de 30° (θ = 30°). Realizando o experimento diversas vezes, um estudante mede, a cada segundo, a distância s(t), em centímetros, da bolinha em relação ao topo da rampa.
Na figura a seguir clique no botão iniciar e veja uma simulação do resultado final da experiência realizada pelo aluno.
As colunas da tabela indicam, respectivamente, os valores medidos de t e s(t) e os valores de Δs, de Δ2s e de Δ3s, calculados a partir dos valores obtidos nas colunas anteriores (Δs = s(t + Δt) – s(t), Δ2s = Δs(t + Δt) – Δs(t), Δ3s = Δ2s(t + Δt) – Δ2s(t)).
Agora após termos interagido com função quadrática já temos condições de resolver a atividade proposta lá no início lembram o problema da diretora? Então reunam-se em grupo de três e vamos resolver.
A diretora desta escola deseja cercar com tela de alambrado o espaço em volta de uma quadra de basquete retangular. Tendo recebido através de uma doação 200 m de tela, a diretora deseja saber quais devem as dimensões do terreno acercar com tela para que a área seja a maior possível.
Ilustrar o problema no quadro com o retângulo ABCD, com dimensões X por 100-X pois, o perímetro é de 200m. Observe que a área do terreno é dada em função da medida de X, ou seja: f ( x ) = ( 100 - x ) x = 100x² - x ou
f ( x ) = -x² + 100x.
Referências
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscaGeral.html?pv=false&busca=fun%C3%A7%C3%A3o+quadr%C3%A1tica&listarAula=true&listarJornal=true&listarRecurso=true&listarCurso=true&listarMaterial=true&listarInteracaoColaboracao=true&listarLink=true&listarEquipe=true&listarUsuario=true&x=26&y=9
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16532/open/file/quadratica-html/QP5.html
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/13967/open/file/05_teoria_frame.htm)
Uma bolinha é largada do topo de uma rampa cuja inclinação em relação ao plano horizontal da superfície terrestre é de 30° (θ = 30°). Realizando o experimento diversas vezes, um estudante mede, a cada segundo, a distância s(t), em centímetros, da bolinha em relação ao topo da rampa.
Na figura a seguir clique no botão iniciar e veja uma simulação do resultado final da experiência realizada pelo aluno.
As colunas da tabela indicam, respectivamente, os valores medidos de t e s(t) e os valores de Δs, de Δ2s e de Δ3s, calculados a partir dos valores obtidos nas colunas anteriores (Δs = s(t + Δt) – s(t), Δ2s = Δs(t + Δt) – Δs(t), Δ3s = Δ2s(t + Δt) – Δ2s(t)).
Agora após termos interagido com função quadrática já temos condições de resolver a atividade proposta lá no início lembram o problema da diretora? Então reunam-se em grupo de três e vamos resolver.
A diretora desta escola deseja cercar com tela de alambrado o espaço em volta de uma quadra de basquete retangular. Tendo recebido através de uma doação 200 m de tela, a diretora deseja saber quais devem as dimensões do terreno acercar com tela para que a área seja a maior possível.
Ilustrar o problema no quadro com o retângulo ABCD, com dimensões X por 100-X pois, o perímetro é de 200m. Observe que a área do terreno é dada em função da medida de X, ou seja: f ( x ) = ( 100 - x ) x = 100x² - x ou
f ( x ) = -x² + 100x.
Referências
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscaGeral.html?pv=false&busca=fun%C3%A7%C3%A3o+quadr%C3%A1tica&listarAula=true&listarJornal=true&listarRecurso=true&listarCurso=true&listarMaterial=true&listarInteracaoColaboracao=true&listarLink=true&listarEquipe=true&listarUsuario=true&x=26&y=9
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16532/open/file/quadratica-html/QP5.html
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/13967/open/file/05_teoria_frame.htm)
Livro de matemática: volume 1 Matemática Contexto e aplicações Dante
Livro de física: volume 1 Aula por aula Xavier Claudio e Barreto Benigno
Livro de física: volume 1 Aula por aula Xavier Claudio e Barreto Benigno
http://www.somatematica.com.br/
Material utilizado
Quadro, giz, papel, projetor multimídia, computadores, folhas para cópia.
Material utilizado
Quadro, giz, papel, projetor multimídia, computadores, folhas para cópia.
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